26 dezembro 2012

Vale a pena arriscar no tie dye?

Esse post poderia ser intitulado ''DIY'' porém, não me sinto capacitada pra ensinar ninguém a nada!
O caso é que esses dias descobri a página customização no facebook e tive um de meus típicos surtos criativos de madrugada e resolvi tingir um short da forma que esse tutorial ensinava. Um short  tie dye estava até na minha wishlist de natal, se lembram? E na hora vi esse e fiquei enlouquecida pra fazer.
O problema de ter esses ataques de noite é que geralmente você tem que esperar até o dia seguinte pra botar as idéias em prática, então no dia seguinte eu comprei os materiais necessários e resolvi arriscar.
Vou contar pra vocês oque eu fiz seguindo o passo a passo, falar sobre o resultado e o grau de dificuldade que encontrei, já que assim como a maioria das garotas eu não tenho nenhuma experiência com tingimentos e customizações  e estava morrendo de medo de estragar um shortinho que com uns simples rasginhos e alguns spikes poderia ficar lindo.


Confira acima a imagem da vitima. Como ele já era bem clarinho não senti a necessidade de descolori-lo com água sanitária e comecei a rezar pra deus que ele fosse claro o suficiente.
Depois de muito pesquisar na internet, ouvi diversos depoimentos que aquele popular corante pra tecidos TUPY desbotava com muita facilidade, também li que a forma correta de utiliza-lo  é deixar a peça dentro da água fervendo durante meia hora e os tutoriais que eu vi as meninas simplesmente ferviam a água e jogavam sobre o short, ou seja, ele se fixaria menos ainda e desbotaria com mais facilidade.
Graças a deus no tutorial do customização ensinaram a fazer com tinta pra tecido diluída no álcool.
Não entendo muito sobre álcool então tudo oque sei dizer é que usei um desses comuns que vende no mercado, fraquinho que não chega a pegar fogo! Usei um copinho plastico desses usados para tomar água, coloquei bem pouca tinta (até o primeiro risquinho do copo) e completei até um pouco mais da metade com álcool!



 Como podem ver na imagem acima, primeiramente eu tentei amarrar o short com um elástico. Eu achei que eles serviriam apenas como marcação, nem chegou a se passar pelo meu cérebro de gênio que eles serviriam para evitar que a tinta escorresse para o outro lado, resultado assim que comecei a despejar a primeira tinta percebi que elas estava vazando completamente para o outro lado e dei meu tipico gritinho choroso de menina de 17 anos completamente dependente dos pais, e mamãe como sempre muito útil apareceu para me salvar trazendo um par de luvas que até então eu tinha achado que era desnecessário mas já estava começando a ficar com as mãos de Hulk e também tirou uma tira de tecido de um velho avental e amarrou mais fortemente o short para que a tinta não vazasse. Nessa hora conclui que não, tie dyes não são tão fáceis quanto parecem, pelo menos não quando você não tem experiência. (A partir dai lógicamente não tive mas condições de tirar foto pelo simples fato de que minhas mãos não estavam  em condições de segurar a câmera)




Quando terminei de colocar todas as cores, ficou bem claro que a maioria delas tinham passado do lugar marcado e que esse seria o arco-íris mais torto já visto nesse mundo. Nessas horas para não entrar em desespero eu estava me agarrando a idéia de não existem regras para tie dye, que o legal é ficar torto mesmo e blablabla. Deixei ele amarrado escorrendo por mais ou menos uma hora enquanto assistia tristemente ao ultimo episodio de GG <33
Quando voltei, tirei as tiras de tecido e percebi que em alguns lugares a tinta não havia penetrado, mas nada muito sério, preparei mais um pouco de tinta pra cobrir as imperfeições e coloquei no varal!




HAHAHAHAHAHAHAHHAHA eu consigo ouvir a risada de vocês do outro lado da tela... PAREM DE RIR ):
Eu sei que talvez as linhas tenham ficados um pouquinho tortinhas, mas não precisa ser um arco-íris não é mesmo? Pode ser só um short com as cores que você vê quando está drogado de ácido!
Seguindo as instruções do potinho da tinta, esperei 72 horas para lava-lo. Ao contrario do que eu pensei, a quantidade de tinta que o short soltou na primeira lavagem foi bem pouca, praticamente imperceptível. De qualquer forma recomendo nunca lavarem o short com as demais roupas na maquina, nem mesmo nas próximas lavagens, não queremos nada manchado não é mesmo?




Reparem que eu acrescentei alguns rasgos e tachinhas pra dar um visu mais ''Sou rebelde e não importa que o short tenha ficado todo manchado porque essa era a intenção desde o principio''
O vermelho ficou bem clarinho, pensei em consertar mas gostei do tom de rosa.

Então esse foi o resultado, não sei dizer pra vocês se a tinta pra tecidos diluída é realmente mais duradoura porque ainda não lavei o short mais vezes, mas daqui algum tempo, num possível look do dia que eu postar com o short eu posso acrescentar uma nota falando se a cor está durando e se realmente foi um short ganhado ou um short perdido.
E um ultimo conselho meninas, se vocês quiserem que seu tie dye dê mais certo que o meu, comecem por algo mais simples, com menos cores até ganharem experiência!


XOXO- Bárbara Silva






16 comentários :

  1. Acho muito interessante esse método de fazermos nosso próprio estilo =^.^= E ainda mais com essas cores neon que estão fazendo sucesso nesse verão. Mas tenho a absoluta certeza de que minha mãe nunca me deixaria usar essas cores fortes, rsrs' Mas também deve ser porque eu faço um estilo mais cowboy, né, rsrsrs' Beijos, e seu short ficou show, muito original :*

    whatever-it-takes-s2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, pelo que você disse no post, parece que você odiou, mas eu achei lindo, sério mesmo! Só deve ser realmente mais difícil do que parece :s
    -xoxo

    s2juuh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Aiin ficou lindo o seu shortz, acho que voce nao gostou, mais eu achei incrivel ficou bem diferente e melhor voce que fez amei, beijos xoxo
    seguindo http://garotaamericana1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei de verdade da forma como você escreveu esse post, você soube das as informações necessárias pra quem se interessa por tie dye e ainda foi engraçada. Bom, eu não sou muito fã de tie dye, eu prefiro mil vezes taxinhas, spikes e um short detonado, combina muito mais comigo, e quando você mostrou a primeira foto do seu short apenas tingido, eu confesso que eu quis te olhar e dizer "cara, você podia ter detonado o short e ia ficar lindo". Porém, quando você adicionou os rasgos e as taxinhas, ele ficou realmente fofinho e eu até gostei.

    ResponderExcluir
  5. Você acredita que eu sou apaixonada por pintura em tecido eu tenho todas as cores de tinta possíveis da Acrilex e ainda um monte de pinceis kkk a pintura me desestressa consigo fazer um monte de desenhos que não encontro estampados em nenhum lugar é incrível ter algo original seu :)

    Faz uma visita ??
    http://peoplecrazystipoeu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito das cores...achei lindo e parece que a gente dá mais valor quando faz algo com as próprias mãos...ficou bem bacana.
    www.erciliawience.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. GEENTE, PARA TUDO! Se não gostou, pode dar para mim, viu??
    Estou com um short para fazer isso, mas não tinha achado o tutorial perfeito, e aqui está seu DIY super fácil e barato.
    Ficou lindo, mesmo mesmo *-*
    Ah, tem uma tinta de potinhos, chamada Xadres, para jeans. Essa mesma marca (eu acho) tem um fixador de cor em tecido. Vale a pena usar, uma vez (dois anos atrás) tingi uma calça e usei ele, até hoje ela não desbotou nada, praticamente.
    Amei o post, vou fazer o meu com certeza!

    Att, Line
    putmerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião, ficou super parecido com a expectativa. Queria fazer isso, mas minha mãe não deixa, rs.
    Estou seguindo seu blog e se poder visitar o meu ficarei muito feliz! :D
    http://juntasnovamente.blogspot.com/
    Obrigada, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Morri de rir do Post!!!! Como assim você não gostoou? Ficou mais que perfeitoooo! O seu até ficou mais bonitinho do que o dá expectativa, com as tachinhas e os rasgadinhos que você colocou! hahahaha Eita Barbara, vou te bateeer hahahaha Adorei a parte de você contando que sua mãe veio te salvar e tals, lembrei da minha mãe, elas sempre ajudam né?
    E realmente entendo a parte que você disse que DIY são sempre mais complicados do que parece! Vivo fazendo isso, compro os materiais super empolgada e na hora de fazer parece muito mais difícil do que era realmente parecia hahaha

    Amiga, tem selinhos lá no blog para você! Dê uma passada por lá quando tiver um tempinho!

    Beijinhos Bi

    http://www.janeladela.blogspot.com.br/2012/12/selinhos.html

    ResponderExcluir
  10. aahh massa demais, eu estou customizando um short meu, tou bem querendo arriscar vuh kkkkkk dps mostro o resultado!! passando para agradecer a visita, amei aqui e já seguindo!! aaahhh feliz ano novo!!!!!!!!!!

    http://palpitedehoje.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa adorei o seu short, ficou muito lindo!! Ri muito com o post, sua forma de escrever e bem legal. Eu já fiz várias camisetas tie dye, agora vou tentar short.

    http://mariananathali.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu estou tentando fazer esse short, mas ainda não sei como vou tingi-lo! Tem um pó que você mistura com água quente, mas ainda não achei para comprar. Beijos!

    www.anotanalista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu não consigo fazer este short de jeito algum :c O jeito é comprar mesmo haha.
    Feliz ano novo *----*
    Beijos.

    Itgirlsiempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ficou LINDO! Mas acho que não tenho habilidade pra fazer! hahaha

    Que o ano de 2013 seja um ano muito iluminado para todas nós! Que a gente consiga realizar todos os nosso sonhos e que o ano venha com muita saúde, felicidade, amor, dinheiro e sucesso!!

    Beijinhos,
    lookfromheaven.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nossa, amei ! Eu quero fazer, mas eu sou muito desastrada hahaha

    Bjs e um feliz ano novo !

    naidadeteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Aaaaah, eu achei que ficou ótimo!! Acho que não tem problema ficar manchado, e eu amei os rasgos e as tachinhas que você colocou, sério mesmo!!
    To pensando em fazer com algum shorts meu, mas não sei ainda! :P

    http://officialgabi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir