14 junho 2013

Seguindo, segue de volta?



O brasileiro e a sua mania de poluir tudo o que toca.
Ao longo da minha vida de ''internauta'' já presenciei diversos tipos de situações nas mais variadas redes sociais que me causaram uma certa vergonha alheia. Desde scraps com glitter piscando ''bom dia'' no orkut até pessoas se passando por famosos para conseguir mais followers no twitter.
Veja bem, nesse mesmo instante, enquanto você está aqui lendo isso, milhares de mendigos de likes estão levando o facebook cada vez mais em direção ao precipício.Eu sei, aterrorizante, não é mesmo?
Mas nada, eu disse nada no mundo se compara a humilhação pública que certas blogueiras se fazem passar dia após dia.
''Estou te seguindo, me segue de volta?''. Será que ninguém se dá conta que fazer isso na blogosfera é muito pior do que fazer em qualquer rede social como o twitter ou o instagram? Afinal, não se trata apenas de um numero de pessoas seguindo e curtindo suas fotos. Você é uma blogueira. O seu blog é um veículo de comunicação como qualquer outro, e exige dignidade e profissionalismo.
Imagine só se o dono da globo ligasse para o Sílvio Santos '' Eai Sílvio, tá afim de trocar pontos de audiência? eu deixo a tv daqui de casa ligada no sbt e você liga na globo combinado?''.
Quando sigo um blog a única coisa que espero em troca é um conteúdo pelo qual eu estou interessada, postado por uma blogueira com a qual eu me  identifico. Não é por esse mesmo motivo que você acessa o Depois dos Quinze todos os dias? Ou você espera que a Bruna Vieira te siga de volta?
Quando pede para alguém te seguir e oferece como troca do ''favor'' um sigo de volta, por acaso não estaria deixando claro que você não tem mais nada a oferecer? Que o conteúdo do seu blog é tão fraco que a única coisa que você tem para dar aos seus seguidores é um misero ''follow back''?
Mesmo isso estando ridiculamente claro aos meus olhos, todos os dias vejo blogueiras se submetendo  a esse tipo de humilhação e fazendo uma tremenda anti propaganda. Tudo pra que? Conseguir uma parceria com tal lojinha vagabunda que muitas vezes entende menos da situação do que a própria blogueira.
Sinto pena quando imagino a pobre dona da loja, que fecha parceria com um blog que tem mil seguidores, porque acredita, que aqueles mil sejam de fato leitores que acompanham o blog e possam vir a comprar seu produto. Mal sabe ela, que todos aqueles seguidores, foram tecnicamente ''comprados''. Clicaram em ''participar desse site'' somente para retribuir um favor a tal blogueira, e não rendem a ela sequer uma visualização diária.
O que você acha que irá acontecer quando a sua loja parceira perceber que você só tem seguidores fantasmas? Acha que ela vai querer continuar bancando a parceria mesmo não dando o resultado esperado?
Eu estou cansada de ver essa poluição na blogosfera. Meninas dêem valor ao seu trabalho, se você gasta horas e horas do seu dia preparando um post é justo ele seja destinado a pessoas que realmente estejam interessadas.
Apenas 5% do sucesso de um blog é divulgação, os outros 95% é suor, é conteúdo! Acredite, se ele for bom, os leitores irão aparecer naturalmente. Chega dessa guerra de pessoas desesperadas por seguidores como se isso fosse fazer delas a próxima Camila Coutinho.
Tenhamos bom senso.
Beijos, Bárbara Silva.

29 comentários :

  1. Nossa você falou realmente T-U-D-O, eu concordo plenamente com isso! Blog não é só seguidores se trata de você passar o que sabe para pessoas que tem realmente interesse de saber. E tem pessoas que não dão realmente valor, porque acham que seguidores é tudo, amei o post parabéns! estou te seguindo aqui. beijos.

    ResponderExcluir
  2. Super, mega curti seu texto. Já vi algumas blogueiras falando para seguirem o blog delas para fechar tal parceria, é tenso.

    www.chitafilo.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa concordo TOTALMENTE com você! é isso mesmo, esse negocio de "segue que eu te sigo" virou zona, é triste ver isso todo santo dia :( Blog é muito mais que simplesmente um lugar marcando milhões de seguidores, é um espaço onde compartilhamos aquilo que mais gostamos, tem muita gente que anda criando blog apenas atrás da fama isso sim. Uma pena.
    Ótimo texto!

    beijoss

    ResponderExcluir
  4. Ameiii o texto.

    Não adianta ter numeros, o que importa é as leitoras que gostam do blog!

    Veijos Ba!
    Posso te chamar assim?

    ResponderExcluir
  5. CONCORDO MAIS QUE TOTALMENTE. Ando louca pra fazer um texto sobre isso no meu blog. E o pior, é que todos que fazem isso querem o que? Leitores de verdade! Reclamam mas fazem. Vai entender.
    Beijos, Vic. http://falsatimidez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Barbara, tudo bem? Gosto muito dessa ideia e muitas pessoas estão criando posts falando sobre isso. Esse semana eu decidi conhecer novos blogs, entrei, deixei comentário super carinhoso, super exclusivo e a pessoa nem se quer tem o carinho de ir conhecer o meu blog. Isso é desmotivante, pessoas não sabem reconhecer um bom trabalho.
    Tbm gostaria muito que as empresas não se limitassem apenas em números e sim confiassem no trabalho da blogueira.
    Parabens pela iniciativa
    www.cantinhodopoderfeminino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso também anda acontecendo muito viu Adrielly. Principamente com as blogueiras que estão ficando mais famosinhas. Depois que conseguem um tanto de visualizações diárias, nem se dão uma chance de conhecer novos blogs, poxa existem tantas blogueiras por ai fazendo um trabalho tão legal. Todo mundo merece reconhecimento pelo o que faz.
      Espero que as empresas em um futuro próximo comecem a perceber que essa história de números é a maior furada haahaha
      obrigada pela visita <3

      Excluir
  7. Perfeito! Amei! Você disse tudo. Acho que toda blogueira deveria ler isso, Vou até postar na minha Page do meu blog.
    Porque tipo, retribuir seguidores é dizer claramente que tô nem aí para leitores, o que importa é ter números. E caramba, é MUITO chato vc postar no grupo ou no blog e receber um comentário dizendo "Segue meu blog?" e só. Cara, é muito chato. Sigo de voltas as vezes quando estou com bom humor, mas eu n vou estar acompanhando o blog. Quando o blog me interessa mesmo eu vou curtir a page e comentar. Por isso valorizo mais comentários. Faço claramente a propaganda de "Retribuo comentários" em meu blog, apesar de muita gente comentar qualquer coisa apenas para eu retribuir, mas faço isso porque acho que se uma pessoa gasta um pouco do seu tempo visitando meu blog e comentando, eu deveria fazer o mesmo sempre. E sem falar que retribuir comentário é uma forma de sempre estar ligado a alguns blogs que eu gosto. Eles sempre vão comentar no meu com prazer e eu vou sempre comentar no deles com prazer. Pelo menos pra mim é assim, deveria ser assim. Afinal, somos todas blogueiras. Se um blog como o Depois dos quinze faz com que a Bruna não consiga retribuir comentários, é porque seria impossível a meio de tantas pessoas que comentam e é compreensível.
    Em 3 anos de blog conquistei muitos leitores, novos, antigos, e foi isso, mostrando que sou igualmente a cada blogueiro.
    Poréeeeeeeem, é chato ver pessoas que acham que seguidores é melhor que tudo. Fico até feliz em ter um blog do wordpress e que as pessoas seguem por email pq gostam não porque eu mendigo isso. E é isso!
    Nossa, eu me empolgo nesse assunto e faço um "comentário-post".
    Seu blog é lindo, vc escreve bem, e tem tudo para ter um blog de sucesso!
    beijos e bom final de semana!
    http://oicarolina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também costumo retribuir comentários, é claro que somente os que a pessoa se mostra interessada e deixa a entender que ao menos leu o post. Se a pessoa vem aqui e deixa o link do blog eu irei com o maior prazer do mundo conhece-lo, irei ler algumas postagens, e comentar naquela que mais me identificar e acredito que assim criamos um ciclo saudavel na blogosfera e isso é extremamente importante!
      Obg pelo comentário carol, e obrigada por compartilhar o post na sua página <3
      beeeijos!

      Excluir
  8. Simplesmente disse TUDO!!!!!!! Eu fico extremamente indignada quando vejo casos como esses, afinal o que são seguidores? Números que não significam nada? O que nós precisamos são leitores e não leitores que estejam apenas fazendo um "favor" de retribuir um comentário e falar " ótimo post, adorei" ,mas sim leitores que voltem naturalmente, que estejam realmente interessados em ler posts em dividir opiniões e experiências! Vamos valorizar nosso trabalho, nos merecemos mais... Parabéns pelo post :D
    Beijinhos
    http://www.meninadepalavra.com/
    http://lojameninadepalavra.iluria.com/

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo que vc disse Bárbara, hoje em dia é um tal me segue que sigo de volta. Gente por favor né? Eu mesmo demoro horas e horas para tirar fotos editar postar e depois vem uma fulana e diz haaaa seu blog é lindo seguindo aqui segue de volta? Aff nem aceito o comentário e com certeza nem no blog dela eu vou. Agora quando vejo que realmente leu e fez um comentário bacana faço questão de ir no blog, seguir e comentar e foi assim que hj tenho leitoras e amigas que vão no meu blog tds os dias adoro fazer amizades com blogueiras, assim vem a experiência e podemos melhorar cada dia mais.
    Blog: Thai Marques

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente :) Seria bom que todas as blogueiras vissem esse post verdadeiro que escreveste :) Parabens

    http://nsgirlsfashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Adorei esse texto, falou TUDO querida, hoje em dia tem muitas blogueiras (a maioria delas) que fica mendigando seguidores. Isso me deixa muito irritada e até um pouco com vergonha. Eu acho que o que importa em um blog não é quantos seguidores ele têm ou muito menos quantos comentários. Poxa, às vezes a gente fica dias pra fazer uma postagem legal e vem uma palhaça dizendo ''segue, sigo de volta''. Eu respondo, por ser educada, mas dá vontade de xingar o indivíduo hahahah. Temos que ser reconhecidas não pela quantidade de seguidores, mas pela qualidade de nossas postagens. Poque como você disse, o blog é um veículo de comunicação :D
    Beijos ♥ (fashioonculture.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  13. u não gosto disso e quando pedem para seguir de volta, aí que não sigo mesmo =s

    ResponderExcluir
  14. Ahhhhh, eu sigo de volta. Lógico que é bacana que a pessoa escreva algo sobre o post... Mas não vejo problema e retribuir gentilezas!
    Inclusive eu vim retribuir a visita que você fez no meu blog e estou seguindo! Obrigada por comentar no meu blog... Sempre que atualizar, avise-me que eu venho ver!
    Bjs - Suzana Rosa - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que seguir de volta não tem problema nenhum! Adoro quando escrevem algo sobre os posts, mas sigo quando pedir.
    the-zombie-attack.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Falou tuuuuuuuuuuuuuuuuudo, Bárbara.
    Também não suporto esse "follow back". Não adianta mandar pra mim "me segue?, sigo de volta", não sigo e nem vou ver o blog, pq se a pessoa apela pra esse tipo de coisa, é pq o blog não tem conteúdo.
    Prefiro não ter esses seguidores fantasmas no meu blog nem no meu instagram.
    Isso é chato, é feio e não rende sucesso pra ninguém.
    Adorei o post, querida.
    beijão
    http://eusoufutiledai.com.br/blog/

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Oiiiiie !! Adorei seu blog (:

    Tem sorteio imperdível no meu blog !! Todas estão convidadíssimas a participar, beijo !

    http://todagarota-quer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Concordo com você, é muito chato isso de "estou seguindo segue de volta?" você planeja os posts, faz com carinho, a vem alguém que não lê e simplismente está interessada em seguidores e não em leitores.
    Beijoos linda
    http://garotasligadascom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. ooi ooi!
    Caaaaara, cê é sensacional hein garota!
    O típico "seguindo, segue de volta?" desmotiva qualquer blogueira né?!
    Amei seu texto, posso copiar e dar os créditos? Apaixonei mesmo!!!

    Lindo seu blog... encantada com tudo por aqui.
    Seguindo!

    Beijos!
    http://edaisouassimeponto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah que linda <33 Obg pelos elogios e tb pela visita!
      Pode copiar sim, muitas blogueiras precisam ler isso né? hahaha
      Beijos

      Excluir
  21. é verdade, tem toda razão! Gostei da ousadia e da opinião!

    chocolatenacereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Parabéns princesa, perfeita matéria.Tenho que fazer um post desse tipo,esse assunto me chateia ao máximo.Ultimamente em todos os meus post tenho recebido simplesmente assim:Seguindo aqui,facebook,twitter e no "Diabo a Quatro" desculpa a expressão,mas falta só isso e no fim a maldita pergunta:Retribui?Isso é lamentável!

    Espero que não se importe por ter divulgado na minha FANPAGE,Beijos.

    Milena Bessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não, é uma honra pra mim que tenha divulgado <3
      Beijoss

      Excluir
  23. Oi Bárbara! Acabei de ver seu post na fanpage da minha amiga Milena Bessa que também comentou aqui, e vim ver por pura curiosidade, confesso.

    Concordo com você em gênero, número e grau. É muita humilhação isso de pedir pra seguir de volta! Confesso que já fiz isso no começo, mas hoje não faço mais de maneira alguma, pois qnd fazem comigo acho um saco! :/

    Beijo!

    ResponderExcluir